Doceira de Alfredo Vasconcelos-MG, ensina a preparar torta de morango

O morango é uma das principais atividades econômicas de Alfredo Vasconcelos, cidade situada na região do Campo das Vertentes. Com a fruta os agricultores investem em receitas de doces e negócios. Segundo a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, o município produz, por ano, cerca de duas mil toneladas do produto. E com tanto morango disponível, os agricultores aproveitam para inovar na culinária e ganhar um dinheirinho extra. A doceira Adriana Ferreira de Souza aproveita o morango para fazer uma torta que vai um quilo de pão de ló. Confira o passo a passo:

– 3 claras de ovo
– 3 gemas
– 1/2 xícara de açúcar
– 1/2 copo de farinha de trigo
– 1/2 colher de sopa de fermento em pó
– 1 copo americano de leite bem quente

Bata as três claras até o ponto de neve. Depois junte as gemas com a batedeira ligada. Em seguida, adicione o açúcar, o leite e bate mais um pouco. Coloque a farinha. Desligue a batedeira e coloque o fermento. Após misturar bem, despeje a massa em uma forma untada e com farinha. Leve ao forno por 20 minutos.

Enquanto o pão de ló esfria, prepare o recheio:

-1/2 litro de leite
– 1/2 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de amido de milho
– 1 copo americano de guaraná
– 300g de morango picado
– Chocolate granulado a gosto

Para fazer o recheio, o primeiro passo é diluir o amido no leite para não encaroçar o creme. No fogo alto adicione o leite condensado e deixe ferver por 10 minutos. É preciso misturar bem até virar um mingau. Deixe esfriar.

Na hora de montar a torta, corte o pão de ló pela metade. Molhe com guaraná e coloque o creme branco com os morangos picados. Pegue a outra parte do pão de ló e molhe com mais um pouquinho do refrigerante.

É preciso também preparar o glacê para cobrir a torta:

– 1 copo americano de açúcar
– 1 caixa de creme de leite gelado
– 1 colher (sopa) de “emulsificante”, usado para dar liga ao glacê e encontrado em lojas de produtos para sobremesas.

Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata por três minutos até o glacê ficar bem branco. O glacê é utilizado para a cobertura e laterais. Para decorar com morango, tire o cabinho, corte em quatro pedaços e fique à vontade para colocar em várias partes da torta. Para incrementar, um pouquinho de chocolate granulado.

Fonte: Globo.com